Por vezes guardar os nossos objectos de valor em sítios que consideramos escondidos e discretos, não é solução mais segura. Se pretende guardar grandes quantias de dinheiro ou objectos valiosos em casa, garanta que estes são mantidos em segurança. Precisa de uma solução que, em caso de tentativa de furto, crie o máximo de dificuldades aos assaltantes. Neste caso, os cofres continuam a ser uma das opções mais segura. Existem vários tipos de cofres consoante a sua função, local (bancos, hotéis, casas, escritórios...), ou aquilo que irão proteger.

Recolhemos algumas dicas que consideramos úteis no momento de escolher o seu cofre:

Quais os bens que quero guardar?

Comece por decidir a quantidade e o tamanho dos bens que vai querer guardados. Assim, definirá o tamanho e consequentemente o custo do seu futuro cofre. Se apenas quiser guardar o seu dinheiro, pode escolher um cofre menor e mais discreto para evitar roubos.

Pense nas suas necessidades futuras, pois poderá querer guardar mais do que apenas dinheiro, cartões ou jóias. Por exemplo, no caso de querer evitar o envelhecimento de documentos importantes, cheques, peças de arte, ou outros bens com valor pessoal.

Existem cofres com dimensões específicas para as suas necessidades, por isso é importante definir primeiro o que vai precisar hoje e no futuro.

Onde devo guardar o meu cofre?

O tamanho do seu futuro cofre também dependerá das dimensões do local onde o colocar. Se o colocar na parede de um quarto, tenha atenção para que não ultrapasse as medidas da parede. Se escolher uma divisão da casa maior, pode escolher um cofre mais largo.

Escolha um local imperceptível e seguro. Por exemplo, num fundo falso de uma gaveta; escondido atrás de um móvel; escondido no armário dos brinquedos; dentro de um armário, despensa ou lavandaria. Os cofres camuflados são uma óptima opção. Estes cofres passam despercebidos porque se assemelham a equipamentos domésticos. É uma forma muito eficiente de tornar o seu cofre o mais imperceptível possível. O seu cofre pode também ser embutido dentro de paredes, no guarda-roupa ou por baixo do chão (disfarçados com um tapete/carpete). Estes cofres são geralmente pouco profundos, para que se possam adaptar a qualquer casa. Quanto mais discreto e improvável, melhor.

Qual o nível de protecção que preciso para o meu cofre?

Dependendo da situação, do local e do valor dos seus bens, pode escolher diferentes níveis de protecção para o seu cofre. Todos os aspectos devem ser considerados na escolha de um cofre, nomeadamente a resistência que oferece a um assalto. Sem dúvida, esse é um aspecto muito importante na escolha do seu cofre e algo que as seguradoras têm em conta. Existem cofres com protecção contra incêndios ou inundações, outros que são reforçados com blindagem de aço ou betão. Pode também escolher entre cofres digitais ou mecânicos.
A nível europeu, os cofres são divididos em 6 classes, sendo "0" (zero) o menos seguro, e "6" (seis) o mais seguro. Para cada classe, as seguradoras seguradoras garantem diferentes valores (por exemplo a classe "0" vale geralmente 10 000€, e a classe "6" 300 000€).

Que tipo de sistema de abertura devo usar para o meu cofre?

Tão importante como escolher o cofre certo para si, é que este tenha o sistema de abertura adequado às suas necessidades. Para os diferentes tipos de cofres existentes no mercado, há vários tipos de chaves e fechaduras. Os mais comuns para uso em habitação, são os que funcionam só com combinação, só com chave ou com chave e combinação.

Cofre de Chave Tipo Yale

Ideal para quem quer um cofre seguro sem se preocupar com a manutenção do mesmo. É um modelo com canhão de chave simples e dos mais comuns. Com esta opção não existe a possibilidade de alguém decorar o segredo, embora obrigue a uma grande preocupação com a segurança da chave.

Cofre com Sistema Biométrico

É dos sistemas mais modernos, resistentes e extremamente seguros do mercado. Apesar do seu preço elevado, tem vindo a tornar-se uma opção muito procurada. Estes cofres são escolhidos não só para proteger bens em casas, mas também em bancos e empresas. O cofre é aberto através de impressão digital, ou íris ocular, recorrendo à tecnologia digital inteligente. Desta forma, restringe o seu acesso única e exclusivamente ao seu proprietário, ou a quem esteja autorizado a utilizá-lo.

Cofre Segredo Mecânico

É um modelo clássico, provavelmente o mais conhecido. Ideal para quem quer algo simples, seguro, sem depender de pilhas ou baterias. Para além disso, é uma boa opção para quem tem bens de pequenas dimensões e/ou pouco valiosos.  A abertura é feita manualmente e o segredo é inserido através duma roleta de números de 0 a 99. Assim, as probabilidades de alguém que não saiba o segredo conseguir abrir o cofre, são mais reduzidas. No entanto, atente que nunca poderá esquecer o código. Este tipo de cofre (de fábrica) não traz qualquer sistema para  abertura de emergência.

Cofre Segredo Digital/Eletrónico

Modelo moderno, útil e seguro. Maioritariamente, este tipo de cofre é utilizado em empresas ou escritórios a fim de proteger documentos importantes, arquivos, jóias ou bens com valor pessoal. Sobretudo pela sua funcionalidade, é cada vez mais utilizado hoje em dia. pois é geralmente mais leve e pequeno que outros cofres, e dispensa a preocupação com chaves. A abertura funciona através duma senha digital ou electrónica que pode sempre ser alterada. No entanto, obrigada a uma preocupação com a memorização do segredo. Este tipo de sistemas permitem abertura de emergência, solicitando à fábrica um sistema de master code.

Cofre com Sistema de Chave e Combinação Mecânica/Eletrónica:

Uma vez que estes cofres utilizam dois sistemas de abertura (chave + segredo), tratam-se dos sistemas mais seguros. Todavia, este sistema obriga a um maior cuidado com a chave e adicional memorização do segredo. Alguns modelos exigem ambos os sistemas (chave+segredo) para a abertura. Por outro lado, existem modelos permitem optar por apenas um sistema de abertura (só chave ou só segredo). Na compra de um cofre, tenha sempre em consideração este factor.

Que outras opções de cofres posso considerar?

Cofre com Temporizador

Alguns cofres incluem no seu interior um temporizador instalado, evitando que este seja aberto durante um determinado intervalo de tempo (geralmente até 7 dias). Dependendo do modelo, podem incluir chaves sobresselentes, pilhas, bateria.

Cofre Armário

Ideal para quem precisa de proteger bens de grande valor e em grande quantidade. Trata-se de um cofre de grande dimensões em forma de armário e com grande resistência e segurança.

Sala de Pânico

Com o intuito de proteger pessoas, uma sala de pânico é considerada um cofre de grandes dimensões. Trata-se de uma sala de paredes reforçadas, sem janelas e cuja porta de acesso é semelhante à abertura de um cofre. É geralmente equipada com os bens básicos de sobrevivência: alimentos, agasalhos, água e um orifício ou fenda para deixar penetrar o ar.

Cofre Anti-Fogo

Estes cofres foram pensados não só para evitar assaltos, mas também danos em caso de um incêndio. O cofre anti-fogo tem uma determinada resistência até uma determinada temperatura/tempo, mantendo-a abaixo dos 50ºC.  Assim, garante a preservação de todos os objectos que estiverem no seu interior.

Caso pretenda guardar CDs, discos rígidos ou outros bens informáticos, o cofre anti-fogo que escolher deve ter características diferentes. Para estes casos deve sempre consultar as características disponíveis.

Esperemos que com estas dicas já tenha uma ideia do tipo de cofre que precisa. No entanto, é sempre melhor ouvir a opinião de profissionais com conhecimento e experiência nesta área, para saber exactamente a melhor opção para si. Para além disso, é também importante que saiba o tipo de fechadura ideal para o seu cofre. Hoje em dia, deve ter em consideração que o mercado oferece cofres com diferentes tipos de fechaduras.

Contacte-nos! A Rainha das Chaves aconselha-o na escolha do cofre ideal para satisfazer as suas necessidades.