Quais os cuidados a ter com a sua fechadura?

As nossas fechaduras são essenciais para o bom funcionamento e segurança da nossa casa. Já alguma vez pensou na quantidade de vezes que as usamos? A maioria delas diariamente. Na verdade, geralmente só nos apercebemos disso quando estas começam a acusar sinais de desgaste. Estes sinais de desgaste surgem não só pelo uso excessivo, mas também pela má utilização da fechadura. Assim, a chave começa a ficar perra e torna-se difícil abrir ou fechar a porta.

Saber o que fazer para manter a sua fechadura em boas condições é muito importante para evitar ou retardar tais situações. Por isso, recolhemos algumas dicas que deve ter em consideração, se quiser que a sua fechadura dure mais tempo.

Dicas para manter a sua fechadura conservada

1. Em primeiro lugar, instale a fechadura após a pintura da casa para evitar que se danifique.

2. Depois, garanta que a fechadura mais utilizada (portão de entrada ou porta principal) é a mais resistente ao uso.

3. Quando notar alguma dificuldade em rodar a chave, lubrifique a fechadura com grafite em pó. Para além disso, utilize lubrificante aerossol nas dobradiças..

4. De tempos em tempos, lembre-se de limpar as suas fechaduras com um pano húmido com água. Os produtos de limpeza podem ser prejudiciais, em vez de benéficos, pois descascam e oxidam o acabamento da fechadura.

5. Finalmente, se mudar de casa, mude a fechadura da porta (caso esta já tenha sido habitada anteriormente). Se perder as suas chaves, convém mudar a fechadura também.