Uma das dúvidas mais comuns entre os nossos clientes de fechaduras é o sentido da fechadura que vão encomendar. Talvez até hoje, nunca tenha pensado racionalmente no lado da abertura das suas portas. Geralmente esta questão surge na cabeça das pessoas apenas no momento em que querem encomendar uma fechadura e nem sempre percebem qual a lógica do sentido atribuído a uma fechadura, ou qual a lógica do movimento de abertura de uma porta.

Antes de fazer a sua encomenda, certifique-se que está a escolher o sentido da fechadura correcto. Para isso, tem 2 hipóteses: verificar o sentido pelo interior do ambiente, ou pelo exterior do ambiente.

 

Verificar o sentido pelo interior do ambiente

Se se encontra do lado interior da casa ou do ambiente em questão, e a porta abrir do lado esquerdo para o direito (de fora para dentro), significa que a fechadura se encontra do lado esquerdo, e portanto trata-se de uma fechadura esquerda.

Por outro lado, se a porta abre no sentido da direita para a esquerda, de fora para dentro, a fechadura está fixa do lado direito, ou seja, é uma fechadura direita.

 

Verificar o sentido pelo exterior do ambiente

Se se encontra do lado de fora da casa, ou no lado exterior do ambiente, e a sua porta abre no sentido da direita para a esquerda, (de dentro para fora) então a sua fechadura é esquerda. 

Caso contrário, se a porta abre no sentido da esquerda para a direita, de dentro para fora, então deve encomendar uma fechadura direita.

Note que, quando a porta abre para fora, geralmente o sentido do trinco tem de ser virado. Quando assim for, inclua essa nota na sua encomenda.

Esperemos ter esclarecido todas as suas dúvidas antes de encomendar uma fechadura na Rainha das Chaves Online. Se alguma dúvida se mantiver, não hesite em contactar-nos.